.

.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A vez da Folia

Bicudo e Cristina do Folia, garantia de show na avenida
Texto: Luiz Eugenio
Reportagem: Lucas Guedes
Fotos: Léo Costa

Depois do terceiro lugar em 2010 e do vice-campeonato de 2011, a Folia do Viradouro fez um desfile de campeã na última noite de desfiles em Niterói, nesta terça-feira gorda de carnaval, quando desfilaram pela Rua da Conceição as escolas de samba do Grupo Principal.

Abre-alas do Independente do Boaçu
No primeiro desfile da noite, a Unidos da Região Oceânica provou que não chegou ao Grupo Principal por acaso. Vice-campeã do grupo de acesso em 2011 a verde e branco do Cafubá fez um belo desfile. A escola apresentou um bom conjunto de fantasias, especialmente a Ala das Baianas, que representaram bem o enredo “Mistério, uma viagem ao desconhecido”. Mesmo com um bom samba, obra dos compositores Felipe Filósofo, Joca, Ademir Ribeiro, Cláudio Feijão e Rodrigo Cachorrão, muitos componentes não cantaram. Destaque para a bateria de Mestre Gilson e da Rainha Taiane Perfeito, atual 2ª Princesa do carnaval niteroiense. Escola vai brigar por posições no topo.

Arca de Noé do Cacique, maior alegoria na avenida
Campeã do Acesso no último carnaval o Cacique da São José, segunda escola da noite, não repetiu o desfile perfeito do ano passado. O enredo “Eu tenho a força” levou para avenida os super heróis dos quadrinhos e do cotidiano. Homem Aranha, Zorro, He-Man, e também os bombeiros e os pais, estavam representados nas fantasias simples, mas de fácil entendimento. A bateria, caracterizada de Batman, novamente sacudiu a avenida, mas a falta de uma alegoria tirou da vermelho e branco do Fonseca a chance de sonhar com uma boa classificação. Destaque para a alegoria que representava a Arca de Noé, a maior que passou pela avenida.

Ito Melodia e o cavaquinista Bembeco no Grupo dos 15
Terceira escola da noite, o Grupo dos 15 levou grande contingente para a avenida. A azul e branco do Morro da Chácara mostrou ao público da Conceição “Os fins do mundo que o mundo não viu”, através de duas alegorias e dois tripés. A comissão de frente, representando os Dinossauros, apresentou boa coreografia. Carla e Márcio, bem fantasiados conduziram com muita competência o pavilhão azul e branco. Destaque para o canto da escola. Seus componentes tiveram participação ativa no desfile, cantando o samba do compositor Luiz Maluquinho, interpretado por Ito Melodia. Escola deve ocupar classificação intermediária na classificação.

Diretores da Mocidade retiram a escultura avariada
Com alegorias bem acabadas e boas fantasias, a Independente do Boaçu passou pela avenida homenageando o ex-governador Roberto Silveira, pai do atual prefeito de Niterói. A agremiação gonçalense fez um desfile organizado que a credencia pela disputa do título. Apesar do grande contingente, o samba interpretado por Eraldo Caê foi pouco cantado pelos componentes. Destaque para a Ala das Baianas. Vai brigar pelo título.

A expectativa crescia na Rua da Conceição pela passagem das três grandes forças do carnaval niteroiense na atualidade: Mocidade independente de Icaraí, Folia do Viradouro e Sabiá.

Baianas da Região Oceânica um dos destaques da terça
Mestre Glauco no comando da Bateria da Sabiá
Tetracampeã do carnaval da revitalização a Mocidade de Icaraí demorou mais de trinta minutos para iniciar seu desfile. O enredo “Chegou a vez e a Mocidade vaio cantar, mulher brasileira em primeiro lugar”, representado por fantasias bem elaboradas e alegorias de fácil entendimento, lembrava das mulheres que fizeram sucesso nas artes, esporte e política. No entanto a azul e branco do Morro do Cavalão teve outros problemas durante o desfile. Uma das esculturas do segundo carro alegórico bateu numa placa de sinalização na Rua da Conceição e se desprendeu da alegoria. O incidente não foi bem trabalhado pela direção da harmonia e abriu-se um grande espaço, entra a alegoria e a ala que estava imediatamente à frente. Destaque para a excelente bateria comandada por Mestre Max. A escola deve perder pontos que comprometerão sua classificação.

A Mocidade ainda desfilava, e a Folia do Viradouro já estava totalmente armada na concentração, mostrando o nível de organização que a escola liderada pelo presidente Paulo Roberto e pelo vice Marcelo Serpa alcançou. Terceira colocada em 2010 e vice em 2011, a vermelho e branco pode estar muito próxima do tão sonhado título. Impecável nos quesitos plásticos, e com um desfile compacto, a escola mostrou ao público a “Ousadia na Folia”, enredo do carnavalesco Paulo César. Destaque para o casal de Mestre-sala e Porta-bandeira, Bicudo e Cristina. Pela perfeição do desfile a Folia será a escola a ser batida neste carnaval.

Última escola da noite, encerrando o carnaval niteroiense, desfilou a Sabiá. Com belas alegorias e enredo leve, os foliões da Vila Ipiranga brincaram na avenida. Seus componentes cantaram com entusiasmo o samba dos compositores Niu, Ênio e Dudu. Destaca-se ainda a bateria de Mestre Glauco e comissão de frente do coreógrafo Rodrigo Fontes. O atraso para a entrada da escola na avenida pode tirar pontos preciosos da Sabiá na disputa pelo bi-campeonato.

A apuração das notas do carnaval de Niterói será realizada no Clube Canto do Rio, nesta quinta-feira, 23, a partir das 15h. Cobertura completa Na Cadência da Bateria.







← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

8 comentários:

  1. Não posso deixar de registrar o carinho da CADÊNCIA DA BATERIA com nossa Escola, A Folia do Viradouro.
    Realmente viemos para ganhar este carnaval.
    OBRIGADO PELAS PALAVRAS DE INCENTIVO. Amanhã comemore junto com a Folia, Cadência.
    Abraços,
    Morgado

    ResponderExcluir
  2. Com todo respeito, dizer que a Região Oceanica só vai brigar pelos primeiros lugares chega beirar o absurdo!!! A escola de Itaipu vem brigando pelo título, podem ter desfilado escolas bem, mas melhor que ela no meu modo de ver não teve. Todas as alas lindas, os carros todos bem acabados, todos os componentes fantasiados, bateria show, mestre sala e porta bandeira sem comentários e falar que poucos cantaram o samba é brincadeira, até pq vi todos os desfiles e não teve nenhuma escola que todos os componentes cantaram o samba. No mais parabéns a Folia, Grupo dos XV e Boaçu pelo desfile!!!

    ResponderExcluir
  3. Luiz.

    Infelizmente não vamos agradar a todos, mas temos de repassar aos nossos leitores o que observamos na avenida. Concordo com o exposto sobre a qualidade das fantasias e do grande carnaval apresentado pela Região Oceânica, até apontamos a escola como candidata ao título como consta no final do texto: "Escola vai brigar por posições no topo". Se vai ganhar, não sei. Os jurados têm essa responsabilidade.
    Quanto ao canto da escola ratifico o mencionado no texto, e entendo isso como uma crítica construtiva, uma sugestão, para que os próximos desfiles da RO sejam ainda melhores.

    Um abraço xará!

    Luiz Eugenio
    Editor
    Cadência da Bateria

    ResponderExcluir
  4. Grande Luizão!!! Na verdade foi emocionante ver as escolas de Niterói apresentarem desfiles tão bacanas! Nota 10 para todas!! O único grande absurdo mesmo foi que no final do desfile o transito não deveria estar liberado onde estava!! Estava perigoso!!! No mais ... muito bom!!Obs: A REGIÃO OCEÂNICA não e do cafubá! Forte abraço e super parabéns pelo seu trabalho ... sempre na CADENCIA certa!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo, não me interprete mal, apenas fiquei chateado com a colocação, uma vez que a região oceânica fez um grande desfile que a credenciava como candidata real ao título de Niterói juntamente com a folia, que também fez um grande desfile. Tanto que o resultado vc acompanhou e acredito que fomos injustiçados em alguns quesitos como fantasias, bateria, enredo e alegorias. No que tange ao canto, não vi nenhuma escola que todos os componentes cantavam o samba, mas enfim, isso faz parte do carnaval. Saiba que sempre acompanho a cadencia da bateria e tenho um grande respeito pelo seu trabalho. Não sei se vc se lembra, mas quando a região oceânica voltou a desfilar te mandei um e-mail informando sobre tudo!! No mais agradeço a compreensão e desejo mais sucesso a todos vcs!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Renato.
    De fato observamos alguns aspectos negativos na infra-estrutura da Rua da Conceição. Em breve vou publicar matéria sobre isso. Na verdade, acho que os desfiles precisam ser realizados num lugar mais amplo. Não só pelo tamanho das escolas como pela quantidade de pessoas que assistem.
    E aí entendemos pq Niterói já foi o segundo melhor carnaval do País. Ficar a noite inteira debruçado numa grade ou sentado em arquibancadas pra lá de desconfortáveis é só para que gosta muito de carnaval. O povo niteroiense prova a cada ano que o carnaval precisa crescer. Acho que o termo "revitalização" já é passado. Precisamos pensar agora em "evolução".

    A RO não é do Cafubá?
    Desculpe a falha.
    De que bairro é?

    abraços e obrigado por participar.
    Luiz Eugenio
    Editor
    Na Cadência da Bateria
    nacadenciadabateria@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Luiz meu xará.

    Sinceramente não acretitava que a Folia perderia esse campeonato, até arrisquei e aponte-a como a virtual campeã, o que ficou evidente no título da matéria. Porém tinha certeza que a RO brigaria na ponta. Também gostei do Boaçu e da Sabiá, mas os problemas enfrentados na avenida fatalmente a tirariam da disputa. Se voltar ao texto poderá conferir o que ratifico agora. O resultado final ficou mais ou menos de acordo com o que escrevi.

    Achei o desfile de vocês empolgante, o samba era bom, gostoso de cantar. Até eu, enquanto filmava, cantava. Por isso a crítica quanto ao canto.Só não queria que entendessem como intenção de denegrir a escola. Tenho grande carinho por vocês. Considero a RO uma das grandes parceiras da Cadência. Como exemplo, os materias de divulgação de vocês sempre são impressos com logo da Cadência.

    Sim. Lembrei de vc no primeiro texto. Desejo que a relação de parceria continue...

    grande abraço
    Luiz Eugenio

    ResponderExcluir
  8. Amigo Morgado.
    Eu quem agradeço as palavras de incentivo e carinho. A Folia vinha numa sequência de bons desfiles e finalmente foi coroada com esse título.
    Foi bom voltar à Folia e encontrar a comunidade de casa nova e feliz da vida. A última vez que estive aí os ensaios ainda estavam sendo realizados na quadra antiga. Acho que foi na disputa de samba para o carnaval 2010. Fazia tempo!

    abs em todos!
    Luiz Eugenio

    ResponderExcluir

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015