.

.

sábado, 12 de março de 2016

Ubuntu Combinado

Fora do Grupo Principal de Niterói desde 1993, o Combinado do Amor, mais antiga escola de samba da cidade, vai apostar em um enredo com temática africana para sua volta à elite em 2017. Porém, engana-se quem acredita que será mais um enredo que exalte orixás ou valoriza as belezas naturais, religião, cultura e culinária daquele continente. Trata-se de uma filosofia africana que exprime a consciência da relação entre o indivíduo e a comunidade. "Ubuntu. Sou o que sou, porque somos todos nós", é o título para o enredo criado pelo carnavalesco Índio Garcia.

O presidente do Combinado, Carlos Xororó e o carnavalesco Índio Garcia apresentaram o enredo da escola para 2017 em primeira mão à Cadência na tarde deste sábado, 12 de março.

Índio explicou que a noção de Ubuntu ligou-se também à história da luta contra o Apartheid e inspirou Nelson Mandela na promoção de uma política de reconciliação nacional. "É um tema original, ainda não abordado em desfiles de escolas samba. Fiquei sabendo do tema assistindo a um vídeo na internet e percebi um grande potencial para desenvolvê-lo em um desfile. Estou pesquisando sobre o assunto desde outubro do ano passado para elaborar a sinopse", vibrou o carnavalesco, em entrevista exclusiva à Cadência da Bateria na tarde do último sábado, 12 de março.

Somos um - De forma geral o conceito do Ubuntu define um indivíduo em termos de seus relacionamentos com os outros. "É importante termos ciência da necessidade de ser sempre nós, de sermos pares, de estarmos sempre juntos. O ser humano precisa entender que não vive numa ilha. Ele depende de alguém para ser ele mesmo", explicou o carnavalesco.

Coletividade - Para o carnavalesco o carnaval é um bom exemplo da visão Ubuntu. "O que seria do carnaval se não fosse esse espírito Ubuntu? Um ajudando o outro. A união de forças, de esforços. Se não houvesse essa coletividade o carnaval não seria o que é hoje. Essa é a essência que o Combinado quer levar para a avenida. Vire-se para o ser humano, pratique sua fé nele. Ubuntu pra vocês", desejou Índio ao final da entrevista.

Segmentos - Também presente à redação da Cadência, o presidente do Combinado do Amor, Carlos Xororó informou que a sinopse e a logo do enredo serão divulgados na próxima semana, mais uma vez com exclusividade da Cadência. Xororó também confirmou alguns nomes que estarão na avenida em 2017:

1º Casal de MS&PB: Marcinho e Elaine
2º Casal de MS&PB: Felipe e Yvi
Comissão de Frente: Karen Ramos
Intérpretes: Lena Alves e Gegê Fernandes
Rainha da Bateria: Joyce Martins
Mestre Mica
Musa: Fabiele
Diretores de Harmonia: Joel Pereira e Márcio Fumaça

CARNAVAL DE NITERÓI É NA CADÊNCIA
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

2 comentários:

  1. Belo enredo. A Combinado do Amor faz falta na elite do carnaval da cidade.
    Isso se dá pelo simples fato da disputa andar bastante equilibrada.
    Sorte e sucesso para a Combinado do Amor!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa iniciativa
    Lembrando q nosso ...
    ...intérprete sera Andesom paz

    ResponderExcluir

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015