.

.

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Compartilhar é samba

Em mais uma coluna, Rosane Gracieti celebra a amizade entre sambistas, curti a vitória de um irmão, compartilha dor e a saudade de quem se foi e comenta como essa união preserva o samba. Confira a opinião da nossa colunista.

Compartilhar é samba
por Rosane Gracieti

"A amizade nem mesmo a força do tempo ira destruir", o samba é uma verdade sustentada pela decência do compartilhamento. E porque não compartilharmos o Samba do Galo, Feijoada da Alegria, Rua do Samba entre outros que além dos saborosos pratos nos prestigiam com samba, o bom samba de amigos.

"Para não dizer que não falei das flores.", o primeiro samba gravado foi "Pelo Telefone " em 1917 por Baiano e composto por vários amigos que se reuniam na casa da Tia Ciata (Cozinheira, Mãe de Santo que iniciou a cultura negra e total influência ao Samba).

Uns dizem que o verão favorece o samba, eu digo que somos o samba, independente da estação do ano,no frio vamos ao samba para esquentar,no outono vamos ao samba porque o clima favorece e na primavera o samba é a melhor pedida por floresce.

No Samba "Eu não sou daqui" de Ataulfo Alves ele mostra o orgulho de ser de Niterói, ser sambista e compositor, vamos sambar vamos sorrir, Niterói é aqui. Temos uma cidade cantante, sambista e falante, somos um povo que chora a saudade e a dor da irmã, da co-irmã, a dor de um sambista, passista (Amanda Alvaro), um povo que chora junto, sem entender esta dor do mundo, que vibra com a iniciação, com a vitoria de um irmão, com a glória das conquistas (Gabriel do Vale), com a parceria, com a comunhão de amigos que brilham "Grupo Vai por Mim", e a nossa voz que rasga a os graves fazendo um samba compassado e intimista, Jussara Rios, vamos celebrar, valorizar e restaurar os nossos sambistas, os nossos sambas a nossa gente bonita.

"Amigo hoje a minha inspiração se ligou em você."
_____________________________________________________________________________
ROSANE GRACIETI

Quero falar de samba de uma forma geral. Da valorização do sambista. Não só o de Escolas de Samba, mas aquele que gosta de batucar pelo simples prazer de ser brasileiro. Claro que sempre falando de tudo e todos que ressaltam esta cultura.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015