.

.

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Malandro, sambista

O samba malandro, imortalizado pelos 'Silvas' Bezerra e Moreira, e perpetuado nas rodas, salões e bares da cidade, é o tema dessa semana da nossa colunista Rosane Gracieti. Só os 'manés' não vão ler. Confira.

Malandro, sambista
por Rosane Gracieti

Malandramente o samba de gafieira tomou os salões e nos fez amar o malandro. Com o balanço corporal ritmado, chapéu Panamá e uma fala envolvente, assim surge o malandro, que de malandro não tem nada, são guerreiros em defesa do gingado, trabalhadores em busca do conhecimento das ruas.

“Eu fui fazer um samba em homenagem à nata da malandragem que conheço de outros carnavais”. devemos fazer todas as homenagens a estes que encanta os pagodes, salões e bares.

Alguns nomes são antológicos como Bezerra da Silva (1927 a 2005), Moreira da Siva ( 1902 a 2000), Nelson Gonçalves, entre outros. Nos deixaram obras de artes escritas farta e atual com seus sambas irreverentes, politicamente críticos e atuais.

"Malandro é malandro", qual sambista não é malandro? Uma alegria envolvente e cantada, "matando um leão por dia". Suas referenciais a politica social e a idolatria a mulher, como ser supremo, de puro respeito e aos amigos como companheiros de vida e luta,"na subida do morro me contaram que você bateu em minha nega, isso não direito bater em minha mulher", a cultura educacional contida em letras , mostrando sempre o respeito a raças e etnias, sempre pontuando o conceito de família, seja esta de samba ou de sangue.

De forma malandra, o " moleque" Fabio Lima encanta com seu jeito e sorriso largo traduzindo o romantismo do samba na voz, "Somos todos samba" traz a malicia com malandros encantadores, que seduz em uma batucada perfeita.

Então," Nesta cidade todo mundo é d' Oxum, homem, menino, menina, mulher, toda gente irradia magia". Niterói terra de samba e bambas, de malandros.

"É que sou malandro batuqueiro cria lá do morro...se não acredita,vem no samba pra ver, o couro vai comer."
_____________________________________________________________________________
ROSANE GRACIETI

Quero falar de samba de uma forma geral. Da valorização do sambista. Não só o de Escolas de Samba, mas aquele que gosta de batucar pelo simples prazer de ser brasileiro. Claro que sempre falando de tudo e todos que ressaltam esta cultura.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015