.

.

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

SINOPSE da Região Oceânica Carnaval 2019

GRES UNIDOS DA REGIÃO OCEÂNICA


CARNAVAL: 2019 
GRUPO A - Carnaval de Niterói

ENREDO: "Abram as cortinas, simplesmente Elis Regina- A estrela e voz da música popular brasileira"

INTRODUÇÃO

O G.R.E.S Unidos da Região Oceânica vem no carnaval 2019 exaltar a diva de uma voz sem igual da música popular brasileira, Elis Regina.

Abram as cortinas que o show vai começar, vem do céu a grande estrela deste meu país à brilhar, em notas musicais seu canto ecoou,reluziu e hoje o seu retrato é “verde e branco “E quando se descerrou a cortina sob os refletores mágicos que iluminaram a minha sina e fizeram a ribalta se abrir. Lá, estava eu!

A música de Elis é, antes de mais nada, um dos principais símbolos da chamada MPB (Música Popular Brasileira) Ainda que rejeitada por muitos artistas, a sigla MPB representa inegavelmente um gênero estabelecido, quase um sinônimo para a "música de qualidade feita no país"."

Elis Regina cantou muitos gêneros: da MPB, passando pela bossa nova, pelo samba, pelo rock e pelo jazz. Interpretando canções como Madalena, Águas de Março, Atrás da Porta, Como Nossos Pais, O Bêbado e a Equilibrista, Aquarela do Brasil, registrou momentos de felicidade, amor, tristeza e patriotismo.

Surgiu "como se fora brincadeira de roda", em um tempo e como o vento, ao sul de um lugar encantado. O Minuano que sopra em espiral harmônicamente e que, da garganta, em notas e tons musicais, se expande e emerge potente como um furacão.

Elis como ninguém interpretava essas canções de forma impar, no seu olhar, no gestual em suas atitudes e dizia: "Sempre vou viver como camicase. Isso me faz ficar de pé."

Elis nasceu para a música, num choro e cantar se fez tua fala, uma fábula em melodia, uma letra, poesia da vida que vive. Pois até hoje ,Cantora igual jamais se ouviu!!

Vamos contar sua trajetória através de algumas músicas interpretadas por ela ao longo de sua carreira" e que hoje com certeza no cenário que o país se encontra estão mais vivas do que nunca.

Não quero lhe falar, meu grande amor, “das coisas que aprendi nos discos".

Quero lhe contar como eu vivi e tudo o que aconteceu comigo .

Minha dor é perceber, que apesar de termos feito tudo o que fizemos

Ainda somos os mesmos e vivemos...

Maria, Maria é o som, é a cor, é o suor .É uma dose mais forte e lenta,

de uma gente que rir quando deve chorar. E não vive, apenas aguenta.

Lêre,lare,lêre,lare.lêre,larê, lêre, lêre !

Eu sou o samba, sou natural aqui do Rio de Janeiro!

Sou a voz ainda viva...

Prazer, Elis Regina!!!


SINOPSE

Elis Regina Carvalho Costa (Porto Alegre, 17 de março de 1945 — São Paulo, 19 de janeiro de 1982) foi uma cantora brasileira. Conhecida por sua competência vocal, musicalidade e presença de palco é considerada por muitos críticos a melhor cantora popular do Brasil a partir dos anos 1960 ao início dos anos 1980; para muitos, a melhor cantora brasileira de todos os tempos. Elis foi a primeira grande artista a surgir dos festivais de música popular brasileira na década de 1960 e descolava-se da estética da Bossa Nova pelo uso de sua extensão vocal, seus gestos firmes e de sua dramaticidade.

Depois de quatro LP's gravados e sem grande sucesso — Viva a Brotolândia (1961), Poema de Amor (1962), Elis Regina (1963), O Bem do Amor (1963) — Elis foi a maior revelação do festival da TV Excelsior em 1965, o sucesso veio com "Arrastão" de Vinicius de Moraes e Edu Lobo. Tal feito lhe garantiria o convite para atuar na televisão e, pouco tempo depois, o título de primeira estrela da canção popular brasileira, quando passou a comandar, ao lado de Jair Rodrigues, o mais importante programa de música popular brasileira: O fino da Bossa, programa líder de audiência. Não era só voz, era imagem e foi assim pela televisão que o Brasil conheceu a voz de Elis

Seu apelido, Pimentinha, indicava tanto uma performance explosiva no palco quanto um temperamento forte, usava suas expressões e de seu corpo para carntar.Com os sucessos de Falso Brilhante (1975-1977) e Transversal do Tempo (1978), Elis Regina inovou os espetáculos musicais no país, sendo aclamada no Brasil e no exterior. O seu último espetáculo, foi Trem Azul, em 1981.

Assim, Elis soltava a voz nas estradas, arrebatando multidões como se embocasse uma flauta mágica e hipnótica, um instrumento de "fascinação”. Fez-se popular ao traduzir Adoniran e seu português ardil, um "tiro ao Álvaro" certeiro no coração de um "Brasil que não conhece o Brasil".

Talvez a melhor forma de definir Elis Regina seja através de frases da própria Elis como: "Morro de medo, faço todos os espetáculos me borrando de medo, todos os dias", disse certa vez:” A minha vida é um grande álbum de fotografias e algumas coisas que aconteceram nessa minha vida serão mostradas num especial” Em outra oportunidade, afirmou: "Se ser geniosa, exigente e não gostar de ser passada para trás é ser mau caráter, então eu sou".

Elis Regina faleceu no auge de sua carreira, aos 36 anos de idade, Causando grande comoção nacional, devido a complicações decorrentes de uma overdose de cocaína, e bebida alcoólica.

É fascinação essa mulher, na travessia do corsário se eu quiser falar com Deus. Redescobrir e aprender a ser só. Madalena me escuta é com esse que vou em romaria, olha o trem azul, Maria! Maria!

Chegando com um soneto da separação, onde a cartomante revelou que só tinha de ser você, na ladeira da preguiça feito o bêbado e a equilibrista, com um falso brilhante. Upa neguinho quaquará, quaquá me deixas louca, vou deitar e rolar com dois pra lá e dois pra cá chovendo na roseira.

Nas andanças da vida, chego então a casa no campo, com folhas secas ao chão, visto uma velha roupa colorida e vou jogar um tiro ao Alvaro.Atraz da porta avisto uma inútil paisagem, um disco voador: Alô alô marciano, olha as águas de Março .E como os nossos pais, por toda a minha vida eu sei que vou te amar!

Agora o braço não é mais o braço erguido num grito de gol. Agora o braço é uma linha, um traço, um rastro espelhado brilhante e todas as figuras são assim, desenhos de luz, agrupamentos de pontos, de partículas, um quadro de impulsos ou processamentos de sinais. E assim dizem recontam a vida, agora retiram de mim a cobertura de carne que escorre todo o sangue, afina os nossos enfios luminosos e ai estou pelo salão, pelas casas, pelas cidades parecidas comigo, um rascunho, uma forma nebulosa fita de luz e sombra como uma estrela. Agora eu sou uma estrela!

Em uma de suas cartas psicografadas, Elis nos diz: Somos seres imortais...astrais e felizes, se vísseis como é lindo ser um "Ser de luz "não acreditaríeis em mim...Brilho, brilha...brilharemos juntos um dia...

Hoje posso dizer, que sigo em paz e feliz...

Simplesmente, Elis !!!

É com essa grande homenagem que a Região Oceânica faz o seu carnaval, afinal cantar Elis Regina é sem sombra de dúvida afirmar que o show de todo artista ,tem que continuar!


Índio Garcia
Carnavalesco

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015