.

.

sábado, 13 de outubro de 2018

PRIMEIRA MÃO! Garra de Ouro terá enredo sobre líder negro

sábado, 13 de setembro de 2018
A Cadência da Bateria foi escolhida pela diretoria do GRCES Garra de Ouro para ser o canal de divulgação oficial do seu enredo para o Carnaval 2019. A escola vem se notabilizando nos últimos carnavais na abordagem de temas que enaltecem personagens e histórias do povo negro. Foi assim em 2015 com Heitor dos Prazeres, em 2016 com Ismael Silva e em 2017 com Tia Ciata e as tias matriarcas do samba.

Depois de falar sobre as histórias e personalidades da sua comunidade, o Largo da Batalha, no último carnaval, o Garra de Ouro volta a exaltar um personagem negro de destaque na nossa história. "Luiz Gama. O Espártaco negro, celebrando a liberdade na Conceição!" é o título do enredo de autoria de Professor Mariano, que será desenvolvido por uma comissão de carnaval.

Para o presidente de honra da agremiação, Sidnei dos Santos, essa será mais uma oportunidade dos sambistas do Largo da Batalha mostrarem a importância do legado negro para a nossa história. "Recebemos uma proposta do nosso colaborador Professor Mariano para falar de mais um herói negro que ficou esquecido na história. Luiz Gonzaga Pinto da Gama, personagem revolucionário, rabula da revolução. Em 17 de janeiro de 2018 foi publicada a LEI 13.629 tornado nosso cidadão Luiz Gama em nobre advogado. É com imenso prazer que o Garra de Ouro mais uma vez traz uma figura ilustre da nossa história", relatou Sidney.

O enredo de 2019 vai abordar a trajetória desse ícone do movimento negro que combateu o racismo e lutou pela liberdade dos escravos, conforme esclarece o autor do enredo, Professor Mariano. "Nessa era de intolerância, com o Brasil corrento o forte risco de perder sua liberdade de expressão, voltar quase que oficialmente à escravidão, já que o candidato que lidera as pesquisas pra presidente é racista, a Garra de Ouro vem falar de Luiz Gama, o precursor do abolicionismo, esse personagem que é o'Espártaco'  - exemplo do escravo romano que fez a maior a maior rebelião em Roma - que não deixou os escravocratas dormirem. Foi um gladiador da caneta", explica Professor Mariano que volta a escrever um enredo para a escola após dois anos.

O presidente de honra do Garra, Sidnei dos Santos, o presidente Cidiclei da Costa e a vice-presidente Tunica Rodrigues, lideranças da cultura negra de Niterói a serviço do carnaval da cidade.

Sobre os preparativos para o carnaval 2019, o presidente Cidiclei enalteceu o enredo e promete uma nova proposta para a escola. "O Garra de Ouro nesse carnaval 2019 vai apostar nos jovens talentos de casa, valorizando ainda mais os seus componentes. Estou feliz demais com essa aula de história que vamos contar, seguindo outros enredos anteriores. Vamos criar uma nova maneira de conduzir a escola, e assim vamos pra batalha na arena, apostando muito na criatividade. Vamos tirar da mente o que o bolso não pode comprar", declarou o presidente do Garra de Ouro.

Uma das forças do Grupo B, o segundo grupo do Carnaval de Niterói, o GRCES Garra de Ouro  conta com os componentes da Garganta do Viradouro e Largo da Batalha para conquistar uma vaga na elite em 2020.

Garra de Ouro 2019 - Sinopse do Enredo

Luiz Gama: O Espártaco negro celebrando a liberdade na Conceição!
Autor: Professor Mariano

Apresentação
Em tempos obscuros de intolerância religiosa, racial e política no Brasil e no mundo, nós da Garra de Ouro achamos pertinente trazermos para a Rua da Conceição um ícone do movimento negro no combate ao racismo e pela liberdade dos escravos. Estamos falando de Luiz Gama, o Espártaco negro. Chamado assim, não porque tenha sido um gladiador de arena como o líder da rebelião de escravos romanos. Mas como Espártaco, foi vendido como escravo. E seu nome a exemplo de Espártaco no Império Romano, virou lenda em terras paulistas no século 19.

Começaremos a contar a história deste iniciador da luta pela libertação dos escravos, saído do povo negro, através da sua ancestralidade. Luiz Gama foi filho de Luíza Mahin, mulher negra, africana livre, da Costa da Mina (Nagô de nação) pagã, que sempre recusou o batismo e a doutrina cristã. Luíza Mahin foi uma militante de muita luta das causas negras, foi uma mulher a frente do seu tempo. Liderou a maior e mais organizada revolta de escravos do Brasil Império. A revolta do Malês, ocorrida em salvador a partir de 1835. Na língua ioruba, muçulmano é ‘’imale’’, é uma alteração na pronúncia gerou o termo “malês”, para caracterizar os negros mulçumanos da Bahia, de origem hauçá e nagô. Eram negros cultos e rebeldes, não aceitava passivamente a escravidão.

Desta herança contestadora nasceu em 21 de junho de 1830, Luiz Gama, filho da união de Luíza com um fidalgo português que o vendeu por causa de uma dívida de jogo. Assim Luiz Gama, menino livre, filho de uma negra livre e de um branco, tornou-se escravo irregularmente, por causa da atitude racista do seu próprio progenitor.

Luiz herda DNA rebelde de sua mãe e desde menino não aceita o cativeiro. Vivendo em Campinas terra onde residiam os fazendeiros mais cruéis no trato com os escravos. Mas tal ambiente não intimidou o jovem Luiz que assim começa a sua luta pela liberdade e de seu povo. Baseado na intepretação da lei, Luiz Gama com 17 anos move processo para questionar seu cativeiro e, consegue provar que não era escravo, que era um jovem livre como sua mãe.

Livre das amarras da escravidão Luiz começa sua saga de liderança do movimento abolicionista. Com ajuda do jovem amigo Antônio Rodrigues do Prado Junior, Luiz Gama aprendeu as primeiras palavras e mais do que isso, entender o significado delas e assim, elegeu a liberdade como palavra chave para conduzir sua vida e de seu povo preto.

Alfabetizado, Luiz Gama começa efetivamente sua luta contra a sociedade escravista brasileira e é um dos precursores do movimento abolicionista. Aos dezoito anos alistou-se na Guarda Urbana, fez amigos, estudou leis como aluno ouvinte da Faculdade de Direito de São Paulo. Luiz Gama tentou fazer pra valer a Faculdade de Direito, achava que seria aceito ali como qualquer cidadão livre, mas a sociedade racista acadêmica da época, não permitiu que o jovem negro talentoso no Direito, realizasse seu sonho de se tonar um advogado da causa negra em plena vigência da escravidão em nossa terra. Mas isso não afastou Gama da luta jurídica contra a escravidão e os escravagistas. Ele se tornaria um rábula, ou seja, advogado não formado, o que era permitido na época. Rábula, mas melhor que muitos advogados formados. Gama se tornou um gladiador da caneta contra a famigerada escravidão.

Luiz Gama seguindo os passos da sua mãe Luíza Mahin, se torna um defensor intransigente da liberdade de homens e mulheres negras, lembrando que esta atuação radical acontece em pleno período da escravidão.

Durante toda a sua vida atuando como rábula, jornalista, poeta e também político Gama foi um pesadelo no sono das elites escravocratas. Dedicou-se à causa da abolição, defendeu escravos, ocultou negros fugidos em sua casa. É de Gama o famoso argumento usado para defender um escravo que havia matado o seu senhor. “todo escravo que mata o seu senhor o mata em legitima defesa”. Tal lema, o aproxima ainda mais do perfil de sua mãe Luiza Mahin, cuja resistência sem trégua aos seus algozes, foi seu legado deixado para o jovem rebelde Luiz.

Luiz foi como sua mãe, um ser humano a frente do seu tempo. Um visionário que via na abolição e na república elementos que poderiam retirar o Brasil de sua época das trevas da escravidão imperial.

Gama falece em 1882, infelizmente não ver a lei Áurea assinada pela conservadora princesa Isabel libertar oficialmente e legalmente os negros do Brasil em 1888. Mas sem duvida nenhuma que tal ação das elites imperiais, foi fruto da luta incessante de Luiz Gama, proporcionada ao longo de sua vida no combate ao cativeiro.

Para fechar nosso enredo que é uma ode a esse poeta do povo, a Garra de Ouro reparará a injustiça histórica e condecorará Luiz Gama com o título de advogado da OAB, pela luta da causa negra contra o racismo. Fazendo justiça de verdade na Rua da Conceição.

Justificativa do enredo
Em tempos de intolerância social e racial é de extrema importância, que a escola de samba instituição cultural produzida pelos afrodescendentes, se posicione como bastião da liberdade negra e de sua cultura política e religiosa. Por isso, nós da Garra de Ouro honrando o nosso símbolo, que são os pulsos negros quebrando as algemas da prisão, trazemos como enredo para Rua da Conceição, um ícone da história da luta negra contra a escravidão, durante sua lamentável existência. Achamos que com isso, estaremos jogando luz na história de um personagem, que infelizmente adormece no esquecimento dos arquivos de memória. Abrimos estes arquivos e estamos aqui trazendo Luiz Gama e sua memória para serem vistas e também, servirem de estímulos para as gerações futuras, como exemplos de luta e ousadia pela liberdade de raça, credo e expressão. Viva Luiz Gama o Espártaco negro do Brasil!

Mostrar que a história de Luiza Mahin e Luiz Gama ajuda a enriquecer as interpretações sociais sobre a participação dos negros na construção de uma identidade histórica brasileira mais democrática e ampla. Que infelizmente andou escondida da história oficial de tendência eurocêntrica.

Bibliografia


Da Costa, Emília Viotti. A abolição 2001, Global Editora, São Paulo.

Benedito, Mouzar. Luiz Gama – o libertador de escravos e sua mãe libertária, Luiza Mahin. 2011, Editora Expressão popular, São Paulo

Lopes, Nei. História e cultura africana e afro-brasileira. 2008, Editora Barsa Planeta.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015