.

.

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Um domingo histórico para o sambista niteroiense

terça-feira, 30 de janeiro de 2018
A Avenida Amaral Peixoto, no Centro de Niterói, reviveu no último domingo, 28 de janeiro, seus momentos de glória. Palco dos desfiles oficiais da cidade entre as décadas de 1960 e 1990, a velha avenida recebeu três das escolas que juntas conquistaram 33 títulos do Grupo Principal da antiga Capital Fluminense. O Acadêmicos do Sossego ganhou 4, o Unidos do Viradouro, 18, e o Acadêmicos do Cubango, 11.

Avenida Amaral Peixoto lotada, como nos velhos tempos (foto: Cadência da Bateria)

A emoção não foi só por conta do belo samba do Sossego, pelo canto da Viradouro, ou pela cadência da bateria Folgada do Cubango. Foi pela presença maciça dos sambistas da cidade, foi pela alegria dos componentes de cada agremiação, foi pela recordação de quem se acostumou com aquela avenida lotada durante o carnaval, foi pela sensação de que Niterói ainda tem o 2º Melhor Carnaval do Brasil. Foi lindo e insano, tocou a alma, pirou o coração. Um ritual de amor!


Nego comanda o sacode 'pendotibano'

Até o céu se rendeu as cores do pavilhão do Acadêmicos do Sossego. Foi sob azul intenso que a escola iniciou o seu ensaio. Mesmo sem o hábito de ensaiar na Amaral Peixoto como suas coirmãs, os sambistas de Pendotiba pareciam ser íntimos da avenida. Fizeram um desfile coeso embalados por um dos melhores do Carnaval 2018, composto por Felipe Filósofo, Ademir Ribeiro, Sérgio Joca, Orlando Ambrósio, Macaco Branco, Mário da Vila Progresso, Pacote, Xandinho Nocera, Fabio Borges, Ivan Câmara e Bertolo.

Sob o comando do cantor Nego e sua equipe, os componentes cantaram de ponta a ponta da avenida. Mostraram boa evolução, proporcionando um ensaio tecnicamente perfeito. A harmonia trabalhou bem, assim como a bateria de Mestre Átila que dispensa comentários.

Terceira escola a desfilar na sexta-feira de Carnaval, o Sossego apresenta o enredo “Ritualis”, do carnavalesco Petterson Alves.

O canto que ecoa do Barreto

Já passava das 20h quando a Unidos do Viradouro iniciou o seu ensaio. Pioneira na realização de ensaios técnicos na Amaral Peixoto e 18 vezes campeã niteroiense cruzando aquela avenida, a Viradouro estava em casa.

Mostrado muita organização, a escola levou para a avenida pequenos tripés para marcar as alegorias. Até uma gravação com as famosas sirenes de inicio de desfiles foi utilizada pela vermelha e branca do Barreto. Mas a garra dos componentes foi o que mais impressionou. Ainda durante o samba de esquenta já se observava o que estava por vir: “Tá na hora da gente cantar...”.

Mesmo sem ser apontado como um dos melhores do Grupo, o samba é cantando a plenos pulmões. A bateria de Mestre Maurão, simulando as batidas do coração “não tem explicação”, sensacional.

A Viradouro será a 3ª escola a desfilar no sábado, dia 10 de fevereiro, com o enredo “Vira a cabeça, pira o coração. Loucos gênios da criação”, que está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Edson Pereira.⠀

Na Cadência da Folgada

A loucura ficou completa quando entrou na avenida a “Mais Querida de Niterói”, encerrando com chave de ouro o domingo histórico.

O grande destaque do Acadêmicos do Cubango em 2018 é sem dúvida a bateria comandada por Mestre Demétrius. Cadenciada e bem encaixada com o samba, tem tudo para repetir a nota máxima do carnaval passado. (foto: HYRINEA BORNEO CASA DA GENTE)

Com todos seus segmentos presentes e alas de comunidade, a mais querida de Niterói não poupou garra e vontade de fazer um grande desfile na Passarela do Samba Marquês de Sapucaí no Carnaval. “Estamos ensaiando desde outubro do ano passado, cumprindo uma agenda rigorosa e planejada de treinos. Chegamos neste nosso último, e tenho certeza que a escola está motivada, se sentindo renovada e afiada para fazer um grande desfile. Todos aqui estão absorvendo a nossa filosofia de que "escola que canta e evolui, disputa campeonato", portanto a Cubango virá com toda certeza brigando ponto a ponto com as coirmãs pela parte de cima da tabela, podem esperar", conta Daniel Katar, diretor de harmonia, que divide a função com Allan Guimarães no quesito.

O Acadêmicos do Cubango desfilará com o enredo "O rei que bordou o mundo", dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Borá, contando vida e obra do artista plástico Arthur Bispo do Rosário. Será a quinta a desfilar no dia 10 de fevereiro, sábado de carnaval, na Marquês de Sapucaí, Rio de Janeiro, pela Série A da Lierj.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015