.

.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Viradouro, Cubango e Sossego revivem momento histórico

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018
Niterói volta aos grandes momentos do carnaval, reunindo suas três representantes no desfile da Capital, Unidos do Viradouro, Acadêmicos do Cubango e Acadêmicos do Sossego, para um ensaio técnico, na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, Centro de Niterói, no próximo domingo,  dia 28 de janeiro, a partir das 18h, com previsão de término às 23h.

33 anos depois, as três escolas voltam a dividir a Amaral Peixoto (foto acervo Correio da Cidade)

Pela primeira vez desde 1985, as três agremiações estarão juntas na tradicional avenida de desfiles. São mais de 30 título do Grupo Principal no carnaval de Niterói. Segundo José Guilherme Azevedo, Presidente da Neltur, este ensaio de rua, que reunirá as três maiores agremiações de Niterói, é uma excelente oportunidade para os niteroienses e, principalmente, para os turistas conhecerem o potencial e o ritmo de nossas escolas.  “Muitos deles não terão oportunidade de assistir os desfiles no Rio, mas  através deste ensaio de rua poderão conhecer o melhor do samba niteroiense”, destaca o presidente.

O GRES Acadêmicos do Sossego abre os desfiles do domingo histórico às 18h. Logo depois às 19h30 será a vez da Unidos do Viradouro. E às 21h, encerrando a noite, o Acadêmicos do Cubango. A Avenida Amaral Peixoto será fechada para o trânsito a partir das 16h do domingo.

Acadêmicos do Sossego

Quatro vezes campeã do carnaval niteroiense, a Sossego abre a tarde histórica às 18h com todos os seus segmentos, relembrando na famosa avenida, momentos gloriosos de sua trajetória. 

Joca, Fábio Borges, Felipe Filósofo e Mário da Vila Progresso, compositores de um dos melhores sambas da Séria A (foto divulgação)

Para o Diretor de Carnaval da azul e branca do Largo da Batalha, Almir Jhunior, componente da escola desde quando a Sossego brilhava do lado de cá da baía, será um reencontro. “Levaremos todas as nossas 18 alas, nossos casais de mestres-salas e porta-bandeiras, comissão de frente, alas coreografadas, passistas, velha guarda, compositores. Será uma grande festa azul e branca em Niterói. Estrearemos com o pé direito, aliás, retornaremos a Amaral Peixoto 23 anos depois do nosso último desfile oficial em 1995”, disse Almir à reportagem da Cadência.

Para Almir, este ensaio será uma forma de compensar a falta que a Marquês de Sapucaí fez às agremiações que a utilizavam para seus preparativos. “Como não tivemos ensaios técnicos na Sapucaí esse ano, e a Amaral Peixoto é uma avenida mais ampla do que a Silva Tomé, onde ensaiamos, espero fazer na risca o que faremos no dia 9 de fevereiro na Marquês de Sapucaí”, disse o Diretor de Carnaval.

Terceira escola a desfilar na sexta-feira de Carnaval, o Sossego leva para a Avenida um dos mais belos sambas do grupo, obra composta por Felipe Filósofo, Ademir Ribeiro, Sérgio Joca, Orlando Ambrósio, Macaco Branco, Mário da Vila Progresso, Pacote, Xandinho Nocera, Fabio Borges, Ivan Camara e Bertolo para o enredo “Ritualis”, do carnavalesco Petterson Alves


Unidos do Viradouro

Logo depois pisa na avenida a campeoníssima do Carnaval de Niterói, a Unidos do Viradouro, 18 vezes campeã na cidade. Pioneira dos ensaios técnicos da Amaral Peixoto, a vermelha e branca, na última semana fez seu treino na Rua Craveiro Lopes, no Barreto. 

Ensaio do último domingo no Barreto marcou o canto da escola. (foto: Cadência da Bateria)

Apesar de um contingente menor do que costuma apresentar em seus ensaios no Centro de Niterói seus componentes ensaiaram com muita garra. Aliás o chão da escola é um dos trunfos para sua volta ao Grupo Especial. O canto forte, tanto nos ensaios de rua dos domingos, quanto na quadra às terças, tem chamado a atenção e é uma exigência do presidente de honra da escola, Marcelo Calil. Antes de cada ensaio, o presidente lembra da importância da comunidade. “Dizem que nossa escola só tem fantasias e alegorias, mas nós vamos provar a eles que temos muito mais que isso”, repete Calil antes de cada treino, como forma de motivar seus componentes, que correspondem cantando a plenos pulmões o samba da escola durante 55 minutos, tempo do desfile oficial. A obra tem assinatura dos compositores Zé Glória, Lucas Macedo, Willian Lima, Gugu PSI, Lico Monteiro, Lucas Neves e Matheus Gaúcho. O enredo “Vira a cabeça, pira o coração. Loucos gênios da criação”, que está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Edson Pereira.

Acadêmicos do Cubango

A 'Mais Querida de Niterói', 11 vezes campeã da cidade, encerra o domingo histórico às 21h, com concentração marcada para as 19 horas. 

A Rainha Cris Alves brilha à frente da 'Folgada' (foto: Messias Martins)
Allan Guimarães, que divide a direção de harmonia com Daniel Katar, convoca todos os componentes a presença neste dia histórico para o município de Niterói. “Peço a toda a comunidade do Cubango que abrace o nosso trabalho e enfatizo que é importante que os nossos componentes estejam neste último ensaio, que será uma prévia do nosso desfile oficial.  É a oportunidade de conseguir acertar alguns pontos que possam ter tido falhas nos nossos ensaios de rua. É muito legal que todos estejam presentes, vai ser um evento do povo de Niterói, do povo da Cubango, um momento único com as três maiores agremiações de Niterói e esperamos que saia tudo bem e seja um ensaio proveitoso a todos, principalmente à nós da Cubango, já que fizemos ensaios maravilhosos e este não será diferente. Domingo será inesquecível”, disse o diretor.


Com o samba-enredo escrito pelos compositores Gabriel Martins, Bello, Wagner Big, Junior Fionda, Marcio André Filho, Jairo, Gigi da estiva, Rafael Mikaiá, Neyzinho do Cavaco, William Rodrigues para o enredo “O Rei que bordou o mundo”, o Acadêmicos do Cubango desfilará no sábado de Carnaval na Marquês de Sapucaí. A verde e branco de Niterói será a quinta escola a apresentar seu tema, com o desenvolvimento dos carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad. 
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015