.

.

sábado, 24 de novembro de 2018

Para colunista da Cadência carnaval carioca já tem o melhor samba de 2019

sábado, 24 de novembro, de 2018
O colunista da Cadência, André Gustavo aponta o melhor samba do carnaval em 2019, e não é de nenhuma escola do Grupo Especial ou da Série A. Para o colunista, o melhor samba do ano será ouvido na Série B, e por uma escola que tem tradição em levar grandes obras para a avenida. Confira no artigo do professor André.
A reverência da Primeira Academia a Rainha Nzinga
por André Gustavo

Já posso dizer que foi escolhido o samba do ano para o próximo carnaval. Canta Engenho da Rainha! Nas folhas de um sonho, a vitória de Mauro Neguinho e parceiros.

Agora vamos a polêmica:
Além da vermelho e branco da Leopoldina, mais duas escolas farão homenagem a Rainha Nzinga Matamba de Angola no carnaval de 2019: a Alegria da Zona Norte do Grupo A do Carnaval de Niterói e a Império da Uva que desfila no grupo C da Intendente.

Pesquisei e não descobri qualquer referência de data comemorativa à personagem histórica para o ano de 2019. Tenho como convicção o fato de que certas figuras impactantes de nossa história mereçam ser reverenciadas diuturnamente.

Enquanto houver explorados e oprimidos, que nomes como Nzinga, Zumbi, Dandara, Nandi, Ranavalona, Calafate, Louverture e muitos mais permaneçam em nossa memória e sejam entoados como cânticos de luta e resistência.

Mas convenhamos que é, no mínimo estranho, três escolas proporem exatamente o mesmo tema num só ano. Mesmo disputando o carnaval em diferentes grupos e regiões. E confesso que nem dei uma olhada mais apurada no Carnaval de São Paulo. Apenas em algumas escolas do primeiro escalão de lá. Não vou me surpreender se em breve descobrir por lá também, alguma agremiação cujo enredo homenageie Nzinga Matamba em 2019. Por mais pertinente que seja este tema, aumentaria o tamanho da pulguinha atrás da minha orelha.

Confira a obra dos autores Mauro Neguinho, Orlando Ambrosio, André Kaballa, Márcio de Deus, Wallace Oliveira, Sérgio Rocco, Márcio Mamede, Thiago Vaz, Thiago Júlio Gela, João Perigo, Hélio Maximus, Gilmar L. Silva, Renan Diniz, Richard Valença, Dudu Precisão e Lico Monteiro

INTÉRPRETES: Marquinho Art'Samba & Lico Monteiro
PART. ESPECIAL: Juliana Pagung

Vídeo disponível em: https://youtu.be/64zudOgO_0g



DESPERTA "RAINHA N'ZINGA", MATAMBA NAS FOLHAS DE UM SONHO A MINHA LEMBRANÇA NEGRA ERA A NOITE NESSA IMENSIDÃO CRUZEI O MAR... DA ILUSÃO... AFRICANIZEI O MEU DESTINO APORTEI NO CAIS E CONHECI A DOR AO SOM DOS TAMBORES, FESTEJOS, LOUVORES ÔÔÔÔ RELUZ A RIQUEZA, CORTEJO DE LUZ O BRILHO DO OLHAR CONDUZ O VENTO ALASTRA, ACENDE A CHAMA NA CANDEIA VAI TROVEJAR... TEM LUA CHEIA. PEMBELÊ, MATAMBA, ELA É OIÁ ILU AYÊ, OIÁ ÓH MÃE GUARDIÃ, SENHORA DO FOGO TROUXE ESPERANÇA AO NOSSO POVO! SEGUI... POR CAMINHOS QUE NÃO TEMIA OUVI... O SOM DA FLORESTA AO ENTARDECER UM SUNTUOSO PALÁCIO... ONDE REINAVA O AXÉ EU DE JOELHOS LHE PEÇO PERDÃO CORRE EM SEU ROSTO UM PRANTO DE AMOR NEGRA MULHER... É ELA D'BANTU OU DA FAVELA. CANTA ENGENHO DA RAINHA. MEU FIO DE CONTAS, MEU KELÊ O VENTO QUE SOPRA E LIMPA AVENIDA É DE "GINGA" É... DE ANGOLA Ê!

______________________________________________________________________________







é professor, pesquisador e apaixonado por samba e carnaval, a despeito de tudo!

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015